Quem Somos

Quem Somos

Pedacinho da “Nostra Itália” em Piracicaba, a Società é a casa da família italiana em Piracicaba, mas acolhe pessoas de outras ascendências. Uma verdadeira mamma!
Fundada em 1887, era ponto de referência na região. No início, os imigrantes se reuniam no Monte Alegre, mas em 1904 foi erguido o prédio no Centro.
Ainda hoje o edifício é um dos únicos e típicos exemplares de teatro italiano do final do século passado, tombado como patrimônio histórico e cultural de Piracicaba.
Vale a pena visitar a Società Italiana di Piracicaba.
Benvenuti a tutti, “buona gente”!

TEATRO ITALIANO

Construído em 1904, o prédio que abriga a Società Italiana é, ainda hoje, um dos únicos e típicos exemplares de teatro italiano do final do século retrasado, decorado com belíssimos afrescos, de uma imponência ímpar.

Tombado como patrimônio histórico piracicabano, o edifício foi construído para abrigar os serviços de apoio oferecidos aos imigrantes que chegavam a Piracicaba e região e também manter viva a cultura que acaba sendo importada com a vinda dos italianos.

Em sua estrutura, é possível observar a marca das referências culturais italianas. Os afrescos, pintados pelos irmãos Tozzi, retratam ícones das artes, como Michelangelo, Giuseppe Verdi, Galileo Galilei, entre outros.

COMO SE ASSOCIAR

Associe-se!

As diversas atividades desenvolvidas na Società auxiliam na manutenção de sua estrutura. Com o passar do tempo, o conceito de clube social tradicional foi se modificando, destacando agora a necessidade de proporcionar à entidade algumas transformações fundamentais, incluindo a restauração do prédio, para gerar recursos e para que volte a ser utilizado de maneira adequada. A proposta é voltar a movimentar o espaço da entidade e, para tanto, é necessária a participação de pessoas.

Para associar-se à Società, basta entrar em contato com a secretaria da entidade, pelo telefone (19) 3432-7203 ou pessoalmente, à rua Dom Pedro 1º, 781, Centro. Informações também por e-mail: societaitaliana@terra.com.br.

NOSSA DIRETORIA

Sérgio Forti – Presidente

Juliano Meneghel Dorizotto – Vice Presidente

Mário Dresselt Dedini – Conselho Fiscal

Wilson Guidotti Junior – Conselho Fiscal

Marco Antonio Guidotti – Conselho Fiscal

Vivian Cazele – Tesoureira

Nilva Regina Cobra – Diretora de Relações Públicas e Social

Marcia Cristina C. Bernardes – Diretora Cultural

Marcia Yassuda Pompeu – Diretora Patrimonial

Angelo Antonio Bucioloti – Suplente

José Luiz Guidotti Junior – Suplente

Leandro Furlan – Suplente

Bruno Fernandes Chamochumbi – Diretor de Planejamento

José Luiz dos Santos – Diretor Administrativo

Oreste Martini – Diretor de Ensino